Curso Técnico em Multimídia na Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará - EEEP

O curso Técnico em Multimídia, com ênfase em Comunicação Digital, é resultado de uma parceria entre o Iteva e o Governo do Estado do Ceará, implantado em 2016, em três Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), como projeto piloto. A metodologia utilizada no curso foi desenvolvida e sistematizada pelo Iteva, porém a execução é do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC, contando com o investimento de parceiros do Iteva, que incentivaram a ideia e de instituições que dialogam com as empresas da região mostrando o potencial desses futuros profissionais de comunicação digital, gerando cada vez mais parcerias de sucesso.

Uma das formas de contribuir para mudar a realidade socioeconômica é investindo em educação. E a proposta do projeto é essa: fazer com que a comunicação possa mexer na economia do estado, pois o mundo moderno exige, e o mercado é promissor. O projeto visa ampliar sua área de atuação, alcançando mais escolas nas cidades do interior do Ceará e, consequentemente formando mais profissionais, possibilitando a ampliação da atividade econômica local, mais empregos e menos êxodo.

Como uma das características do Iteva é inovar a fim de gerar transformação social, a iniciativa do projeto partiu da identificação de que os negócios, na sua maioria, seguem padrões convencionais e quase não usam de artifícios tecnológicos de comunicação. Essa realidade mostra a necessidade de ampliar e modernizar o mercado regional, tendo em vista o cenário econômico cearense, principalmente diante da economia globalizada no mundo atual.

O curso visa, sobretudo, formar adolescentes e jovens em Comunicação Multimídia proporcionando oportunidade de inserção nesse mercado de trabalho em expansão, por meio da metodologia desenvolvida pelo Iteva, e melhorar o desenvolvimento do mercado regional. As EEEPs é um programa do Governo do Ceará, criado em 2009, que conta hoje com 122 unidades de ensino e atende mais de 54 mil alunos.

Durante os três anos de curso, os alunos aprendem conteúdos voltados para a formação profissional na área, com exceção do primeiro semestre em que as disciplinas ensinadas fazem parte da formação comum. O curso contempla os seguintes conteúdos: apresentação multimídia, identidade visual, comunicação visual, comunicação impressa, comunicação audiovisual, comunicação eletrônica, web sites, gestão de redes sociais, search engine optimization, entre outros.