Programa midiacom

Tendo como propósito o desenvolvimento socioeconômico dos adolescentes e jovens, o Iteva criou o projeto Midiacom que capacita, gratuitamente, em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com ênfase em Comunicação Digital estudantes das escolas públicas nas comunidades que atuamos. Por meio de uma metodologia diferenciada, as atividades praticadas visam melhorar o desenvolvimento educacional, qualificá-los profissionalmente e torná-los protagonistas de suas histórias.

Desde sua criação, o Midiacom já capacitou mais de 3 mil adolescentes, foi estudo de caso como Negócio Social, da Tese de Mestrado em Administração: 2013 - Carolina Herrera da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015 - Bruno de Souza Lessa da Universidade Federal do Ceará; 2018 - Diana Maria Goiana Alves da Universidade Estadual do Ceará.

O sucesso do projeto foi tanto, que tornou-se um programa, e hoje, ele está em três Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará, com o nome de Curso Técnico em Multimídia, certificado pelo MEC.

Esses resultados vêm sendo conquistados com a visão de que não basta apenas capacitar, é preciso também desenvolver competências e criar mecanismos para que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho, ou na sua organização cooperada, ou na estruturação de microempresas. Essas ações permitem a redução das diferenças sociais. Nota-se em suas famílias o rompimento do ciclo de ignorância e pobreza em que viviam a partir do momento que adquirem conhecimento atrelado a renda, assim, inevitavelmente os filhos destes jovens terão uma perspectiva de vida diferente da dos pais, tanto financeira quanto cultural.

Banner com a logo do MidiaCom com pessoas ao fundo Banner com a logo do MidiaCom com pessoas ao fundo

Sua História

Os integrantes do instituto sempre utilizaram recursos multimídia diferenciados, para apresentação de seus projetos e resultados. Durante uma de suas apresentações em 2003, o método utilizado foi identificado como um possível potencial de mercado.

A partir dessa observação, desenvolvemos e aprimoramos a metodologia e criamos o projeto Midiacom para capacitar gratuitamente em Tecnologia da Informação e Comunicação -TICs, com ênfase em Comunicação Digital os adolescentes e jovens, oriundos das escolas públicas das comunidades em que atuamos. Com o propósito do desenvolvimento socioeconômico dos mesmos. Pois acreditamos que o conhecimento, gera mudança de mentalidade, ajuda na partilha do saber, que por sua vez, auxilia no desenvolvimento humano e profissional.

Foto antiga do projeto com alunos estudando em computadores em uma sala humilde
Alunos em sala de informática estudando em computadores

O trabalho começou a passos lentos, dispondo de pouca estrutura. Contudo, no decorrer do tempo surgiram demandas por serviços, resultado de um trabalho diferenciado e de qualidade que, aos poucos, foi se propagando e ganhando estrutura. Gradativamente, mais jovens foram sendo capacitados, organizados num processo produtivo, e passaram a fazer a gestão de negócios.

Desde então, o programa ganhou consistência de empresa-escola, e conquistou o incentivo de empresas e entidades renomadas, que se tornaram parceiras da ideia. O modelo de gestão produtiva segue o formato de cooperação e disciplina, fatores fundamentais no processo e na metodologia.

Hoje, o Midiacom ampliou sua grade de cursos na área da tecnologia e tornou-se uma ação permanente na capacitação de adolescentes e jovens. Desde sua implantação, mais de 3 mil pessoas foram capacitadas. O programa já foi replicado em outras instituições e até em outros estados.

Alunos em sala de informática estudando em computadores

Metodologia Singular

A metodologia Midiacom, consiste em despertar o potencial inerente em cada participante, e utilizá-lo produtivamente de maneira coesa com seus companheiros, onde a união do grupo amplia a probabilidade de sucesso em todas as atividades. Com este método o aluno aprende, praticando.

Em todas as etapas do projeto são analisadas as atitudes de cada educando, em relação à união com o grupo, a cooperação, disciplina, dedicação, consciência crítica, transparência, valores que formam a base da filosofia do instituto.

Os adolescentes e jovens são estimulados a compartilhar o que aprendem, construindo um processo multiplicador. Assim, fixam o aprendizado e todos são incentivados à aquisição de conhecimento, através da leitura, videoaulas, palestras sobre cidadania, cooperação, gestão, mundo do trabalho, entre outros temas.

Quando são detectadas dificuldades de aprendizagem em um educando, a equipe se mobiliza, oferecendo apoio e propiciando condições para que o mesmo, atinja os objetivos estipulados no curso.

O espirito é de colaboração, pois sabemos que é uma oportunidade única e individualmente as chances são reduzidas. O exercício continuado desta atitude propicia o espírito de companheirismo, cooperação e a difusão do conceito “que juntos somos mais fortes”.

A fim de melhorar o desenvolvimento educacional, profissional dos adolescentes e jovens e inseri-los em um mercado inovador, em franca expansão, capaz de oferecer-lhes oportunidades de trabalho e renda no âmbito das novas tecnologias e torná-los protagonistas de suas histórias, ampliamos a nossa grade de cursos, ofertando mais opções aos estudantes: comunicação digital, produção de multimídia, computação gráfica, programação, redes, hardware, telemática e audiovisual.

Devido ao uso de uma metodologia diferenciada de aprendizagem, no decorrer do curso, surgiram demandas por serviços de Comunicação Digital, que aos poucos, foi se propagando, e gradativamente fomos ampliando os espaços e mais adolescentes e jovens foram sendo qualificados, organizados num processo produtivo, e passaram a fazer a gestão das solicitações.

O modelo de gestão produtiva segue o formato de cooperação e disciplina, fatores fundamentais no processo e na metodologia. Onde os adolescentes e jovens são inseridos numa perspectiva de cidadania global, aprendem sobre vários assuntos quando constroem uma produção de multimídia, como também desenvolvem o raciocínio lógico e a criatividade ao descobrirem a melhor forma de apresentar um conteúdo.

Como resultado foram organizados times de experimentação produtiva e, conforme as equipes foram adquirindo experiência e o mercado foi sendo conquistado, houve uma evolução do modelo experimental para uma prática testada, estruturada e efetiva.

Desde então, o projeto ganhou consistência de empresa-escola, com atividades permanentes com os adolescente e jovens, tornando-se um programa. Conquistando o incentivo de empresas e entidades renomadas, que se tornaram parceiras da ideia, contribuindo com o fortalecimento do Programa Midiacom.

O sucesso do Midiacom foi tanto, que a metodologia foi aprimorada e sistematizada, e hoje, está em três Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará, com o nome de Curso Técnico em Multimídia, certificado pelo MEC.

Atualmente o Programa Midiacom é composto por 6 projetos, onde as atividades elaboradas visam o desenvolvimento e a autonomia dos participantes. Os esforços envidados ocorrem de maneira sistêmica, pois os locais em que atuamos possuem entre si, diferentes contextos culturais, sociais e econômicos, assim, intervimos sempre coesos com as comunidades, o poder público e as instituições, avaliando carências, potenciais e oportunidades.

Forma de ingresso

Para ingressar o aluno tem que ter entre 13 e 18 anos, e estar estudando no ensino formal público, com defasagem máxima de dois anos em relação à série que deveria estar cursando.

1 Sensibilização e divulgação do processo seletivo na escola:

Os cursos ofertados acontecem em parceria com as escolas públicas do município, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e Organizações da Sociedade Civil - OSCs da região, e divulgados em todas as escolas.

2 Seleção:

Realização de uma prova (conhecimentos gerais, raciocínio lógico, atualidades e português), entrevista e dinâmicas de grupo.

3 Qualificação:

O curso acontece com aulas presenciais, on-line, palestras, videoaulas. Além da contratação dos professores, os alunos também participam, ensinando aos demais companheiros quando aprendem ou desenvolve algo novo, democratizando e multiplicando o conhecimento. Também é incentivado pelos educadores a aprender cada vez mais, dando liberdade para que explorem os “labirintos” dos softwares utilizados.

Durante as atividades são analisadas as atitudes comportamentais e a evolução técnica de cada aluno, a fim de potencializar suas vocações e habilidades. Assim, o integrante tem sua aprendizagem intensificada e direcionada em função de sua aptidão.

Ao adquirir um nível preestabelecido de conhecimento, o aluno é convidado a ingressar no plano de carreira do programa. Nesta fase, o estudo continua a ser o principal foco, no entanto, ele poderá desenvolver alguns trabalhos laborais remunerados, obtendo práticas adequadas ao mercado de trabalho. Esta ação é amparada pela Lei 8.069/90, em seu Art. 68 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Acreditamos que não basta apenas capacitar, é preciso criar mecanismos para que os adolescentes e jovens após o período formativo possa buscar sua colocação no mercado de trabalho, montar seu próprio negócio ou ser integrante do instituto. Essa ação vem propiciando ao longo dos anos, resultados transformadores na vida dos benificiários e comunidade.


Em todas as etapas é estimulada a capacitação solidária, em que cada um tem sempre algo a ensinar ao outro, incentivando assim o companheirismo dentro do programa. Durante todo o período, são analisadas as atitudes de cada um em relação à união com o grupo, cooperação, disciplina, dedicação e consciência crítica, valores que formam a base da filosofia do Instituto.

Benefícios

A qualificação associada ao desenvolvimento de competências e à prática profissional, impacta diretamente na melhoria do desempenho dos adolescentes e jovens na escola, melhorando suas notas e a assiduidade, assim como no programa social. Consequentemente, surgem oportunidades de acesso ao ensino superior, chances de ampliação da renda familiar, sobretudo com ingresso no mercado de trabalho, tendo condições reais de ascensão. Também é minimizado o êxodo em direção aos grandes centros e o consequente “inchaço” dos bolsões de miséria.

Replicação

O programa Midiacom vem demonstrando que com criatividade, disciplina, planejamento e boas parcerias, é possível reduzir os índices de pobreza, expandir as oportunidades de emprego e renda, e avançar na melhoria da qualidade de vida. Certificado pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social por apresentar efetivas soluções de transformação social, ter resultados comprovados e ser replicável.

O Iteva está aberto a novas parcerias com OSCs e/ou empresas interessadas em adquirir os direitos de replicação dos projetos que compõe o Programa Midiacom, para complementar sua ação social. O foco é o atendimento à população de crianças, adolescentes e jovens oriundos de escolas públicas, preferencialmente aquelas de baixa renda.

Hoje, com o avanço das Tecnologias de Comunicação, pode-se estar em qualquer lugar sem, contudo, ter de se fazer presente. Assim, com um planejamento estratégico para operar em rede, a metodologia de capacitação produtiva utilizada no Midiacom poderá ser implantada em locais onde haja uma conexão com internet banda larga.

Seguindo essa estratégia, o Midiacom já foi replicado, com êxito, em três OSCs no Ceará: duas em Aquiraz - Associação Beneficente dos Moradores de Pau-Pombo e Lar de Crianças Sara e Burton Davis; uma em Fortaleza (parceria com a Lanlink Informática e a Prefeitura de Fortaleza) - Centro de Inclusão Digital Dragão do Mar. Em São Paulo(capital), na Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz - ABA.

Empresa social derivada de um projeto social

Em complemento ao projeto social, o Iteva criou uma Cooperativa de Comunicação Digital denominada Midiacom.net, onde os jovens elaboram materiais diferenciados, produzidos com exclusividade para seletas empresas e instituições, como apresentações Power Point, produção e edição de vídeos,3D, editoração, entre outros.

Os adolescentes e jovens, que apresentam bom desempenho nas capacitações do programa social, são convidados a participarem do processo produtivo e gerencial da cooperativa, onde passam a desenvolver serviços de comunicação digital para grandes empresas, como:

Logo da cocacola com a palavra Coca-Cola em vermelho
Logo da Allianz com a palavra Allian em azul
Logo da ESPN com a sigla ESPN
Logo da Petrobras com a palavra Petrobras seguida da sigla BR
Logo da EDP com a sigla sobre circulos vermelhos
Logo da natura
Logo da Cielo com a palavra Cielo
Logo da Tetra Pak
Logo da Editora abril na cor verde com uma arvore entre as palavras
Logo da Editora abril na cor verde com uma arvore entre as palavras
Logo do Instituto Filantropia
Logo da Schneider Eletric
Logo da SM
Logo da ADECE
Logo da Unichristus Centro Universitários Christus

A contratação destes serviços também é um ato de responsabilidade social, pois gera renda com base no trabalho tecnológico sem os “vícios do assistencialismo” e promove a sustentabilidade.