Projeto Cientista do Futuro – CDF

O projeto Cientista do Futuro - CDF tem como propósito promover o acesso de crianças às atividades pedagógicas por meio de uma abordagem interdisciplinar que privilegia o lúdico, trabalha a autonomia, fantasia, leitura, escrita e interpretação de textos, que fomentem no aluno o gostar de aprender e estar na escola.

A ideia surgiu da necessidade de contribuir para a transformação do contexto educativo e social das crianças oriundas de escolas públicas e, na sua maioria, de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Pois em muitos casos, as crianças não são incentivadas pela família a estudar e crescem sem a percepção clara do quanto o estudo é importante para o desenvolvimento humano e transformação da sua realidade social. Embora os pais queiram que os filhos estudem, não conseguem oferecer a orientação adequada e o caminho a trilhar para este desenvolvimento.

A metodologia para alcance do objetivo descrito acima é envolver o público do projeto, crianças de 5 a 8 anos, com histórias, fábulas, contos e/ou musicais, teatro de bonecos, que tragam similaridade com a realidade escolar, familiar e/ou cultural. Utilizando-se de livros, recursos audiovisuais e jogos, levando às crianças desafios instigantes, porém possíveis de serem superados, ao mesmo tempo que abordam temas de interesse social que auxiliam na formação cidadã e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, a partir de uma visão interdisciplinar e associada à realidade.

Os livros, os recursos audiovisuais e os jogos apresentam-se também com objetivo de despertar o prazer em ler, reconhecendo-se o ato de ler como capaz de instruir, divertir e fazer sonhar, salientando a importância da apropriação da linguagem e o acúmulo de bens culturais, com a possibilidade de transformação da criança e suas atitudes.

O projeto já beneficiou cerca de 10.396 mil crianças, alunos do ensino público do Infantil V e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios onde atuamos. Algumas ações, como teatro de bonecos e brincadeiras, acontecem no Iteva, além de atividades em sala de aula com a contação de histórias, leituras e interpretações de textos, entre outras, e práticas em casa, no seio familiar.

As crianças recebem um kit contendo uma mochila, uma camisa personalizada com o nome do projeto, um livro paradidático de acordo com a série do aluno e um joguinho educativo, além de um crachá de Cientista do Futuro, com foto e nome.

As Prefeituras conveniadas não entram com nenhum capital, tendo apenas que disponibilizar o ônibus e professores para acompanhar os alunos até o Instituto. O Projeto CDF é realizado em parceria com as Secretaria da Educação dos municípios que atuamos e viabilizada via Fundo Municipal para Infância e Adolescência, com aporte financeiro realizado pelas empresas parceiras do Iteva.