Projeto CDF - Cidadão do Futuro

Contribuindo com a educação de qualidade para todos.

A escola, para além do ofertar conhecimento, propicia aos alunos o senso de viver em sociedade, respeitando pessoas, regras e bons costumes. E isso começa nas instituições de educação infantil, que é onde ocorrem as primeiras interrelações dos pequeninos fora do campo familiar.

Em 2016, o Iteva lançou o CDF – Cidadão do Futuro, um projeto concebido junto a educadores, e que reúne diferentes recursos didáticos e muitas estratégias de ensino-aprendizagem. Em um mesmo pacote são desenvolvidas atividades culturais, de lazer e educativas.

O objetivo do CDF é promover o acesso de crianças a ações pedagógicas que privilegiem o lúdico, trabalhem a autonomia, fantasia, leitura, escrita e interpretação de textos, fomentem a capacidade de aprender e estimulem estas crianças a serem sujeitos do seu próprio aprendizado, incentivando-os à busca contínua de conhecimento e cultura, fontes de formação cidadã e transformação social.

Utilizando-se de livros, recursos audiovisuais e jogos, levando às crianças desafios instigantes, porém possíveis de serem superados, ao mesmo tempo que abordam temas de interesse social que auxiliam na formação cidadã e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, a partir de uma visão interdisciplinar e associada à realidade

Os livros, os recursos audiovisuais e os jogos apresentam-se também com objetivo de despertar o prazer em ler, reconhecendo-se o ato de ler como capaz de instruir, divertir e fazer sonhar, salientando a importância da apropriação da linguagem e o acúmulo de bens culturais, com a possibilidade de transformação da criança e suas atitudes.

O CDF começa com uma divertida apresentação teatral. Com palhaços, bonecos e recursos audiovisuais, são apresentados temas complexos, envoltos numa história sedutora, onde os personagens se aventuram enquanto resolvem alguma situação inusitada.

As apresentações contam com a cooperação das crianças, que são chamadas para participar da ação, tornando tudo mais divertido e interativo. Ao final, cada criança recebe um kit com livros paradidáticos e jogos lúdicos, que abordam mais profundamente a proposição teatral. Estes materiais foram desenvolvidos para utilização tanto na escola quanto em casa, junto aos familiares. Nos primeiros 4 anos, de 2016 a 2019, o CDF proporcionou 224 espetáculos teatrais e distribuiu mais de 60 mil livros e jogos educativos.