Professores Digitais

Partindo da premissa, de que hoje, os alunos são digitais e os professores são analógicos, e que a metodologia de educação tradicional brasileira não é mais tão eficaz, no formato com professores em frente aos alunos apenas passando o conteúdo, não tem se mostrado eficiente. É pouco flexível e baseada na memorização das informações (decorar, não interpretar). Não levando em consideração os diferentes níveis de entendimento entre os estudantes.

Ao constatarmos que o uso de ferramentas tecnológicas, podem impulsionar o processo de ensino-aprendizagem, elaboramos o Projeto Professores Digitais, que oportuniza treinamento e assessoria em produção de aulas digitais por meio de recursos multimídia, trabalhando formas criativas e dinâmicas de aplicar o conteúdo em sala de aula.

Apresentamos o projeto as Secretarias de Educação dos municípios em que atuamos, que foi muito bem aceita. Com objetivos claros e elaborado da melhor forma possível. Os recursos para este projeto fomos buscar nas empresas parceiras e foram viabilizados via Fundo da Infância e adolescência. As Secretarias e a prefeitura não entraram com nenhum capital.

Considerando a pouca intimidade da maioria dos professores com o computador, o projeto promove uma capacitação, com aulas teóricas e práticas, possibilitando aos docentes conhecimento em informática básica, design, criação de roteiro e animação.

O projeto, além de transformar a vida dos professores, que descobriram como utilizar de forma eficiente os recursos tecnológicos, empregando novos hábitos de ensino e novas formas de aprimorar o conteúdo de suas aulas, também tem tornado o conhecimento mais atrativo para os estudantes e melhorado o desempenho dos alunos na escola, impactando, direta e indiretamente, 23 mil alunos da rede municipal de ensino nas localidades em que atuamos.

A iniciativa foi destacada pelos professores e alunos que já tiveram aulas com recursos multimídia, como sendo uma ideia valiosa e que deve ser implantada em outros munícipios, sobretudo por ser uma ação que transforma a realidade educacional.