Germinando oportunidades
O Iteva replica sua tecnologia social em Fortaleza com a parceria da Lanlink Informática e da Prefeitura de Fortaleza
Publicado em Quarta, 26/11/2014
Tendo por objetivo, disseminar o conhecimento, expandir as oportunidades de emprego e renda, avançar na melhoria da qualidade de vida dos jovens de baixa renda. Desde 2004 o Projeto Midiacom vem se destacando em inclusão social e digital de jovens, obtendo expressivos resultados na formação e encaminhamento profissional, aliando educação e empreendedorismo através do desenvolvimento de modelos inovadores em formação profissional utilizando o potencial transformador das tecnologias da informação e da comunicação.
A Lanlink em parceria com o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – Iteva, implantou uma unidade em Fortaleza do Projeto Midiacom no Centro de Inclusão Digital Dragão do Mar. Para esta iniciativa a Lanlink recebeu incentivos fiscais da Prefeitura de Fortaleza para as empresas inscritas no Programa do Polo Tecnológico.
Esta ação promoverá durante 24 meses, a qualificação tecnológica de 160 alunos da rede pública de ensino, prioritariamente, das comunidades do Poço da Draga e Moura Brasil, localizadas no entorno da Praia de Iracema. A carga horária soma 120 h/a e os alunos receberão material didático. Por semestre, 40 alunos serão formados, o que contribuirá para a geração de postos de trabalho.
Para Charles Boris, presidente da Lanlink Informática, “esse projeto é um exemplo prático da junção intersetorial da iniciativa pública (1º setor), privada (2º setor) e ONG (3º setor). É superimportante quando você tem o poder público sensibilizado para determinados segmentos, e a área de tecnologia é um setor que Fortaleza tem que estimular cada vez mais, porque gera emprego bem remunerado, qualificado e que traz transformação”.
O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SDE, Robinson de Castro concorda, dizendo que “nosso objetivo é atrair investimentos na área da tecnologia e inovação para a cidade de Fortaleza”.
Para o coordenador geral do Iteva, Fábio Beneduce “esta parceria do Iteva com a Lanlink e com a Prefeitura de Fortaleza propiciará oportunidade aos jovens de baixa renda de Fortaleza de ingressarem no mundo tecnológico e terem uma formação profissional de qualidade, tornando sua aprendizagem mais atrativa, lhes possibilitando um futuro promissor, pois a metodologia aplicada permite ao jovem, além do conhecimento, vivenciar experiências novas, melhorando a autoestima, o amadurecimento de comportamento, que irá auxiliar no seu desenvolvimento profissional e humano”.