Construcom transforma a vida e moradia de idosos em Beberibe-CE
Projeto realiza reforma em casas e promove acessibilidade e dignidade a beneficiários
Publicado em Quarta, 22/05/2024
O Projeto Construcom está transformando vidas através de intervenções residenciais significativas no município de Beberibe-CE. Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o projeto identificou idosos com necessidades específicas de moradia e realizou visitas técnicas para compreender suas situações e necessidades.
Tia Neném, 69 anos, compartilhava sua humilde casa com seu marido, seu filho e suas duas netas. Os desafios diários eram insuperáveis - suas netas dormiam em redes na sala, enquanto seu filho improvisava um espaço na varanda todas as noites. No banheiro, apenas um sanitário e um cano de onde saía água para o banho, influenciando diretamente na qualidade de vida e no bem estar da família.
Dona Maria da Saúde, 77 anos, dividia sua casa com seu filho e enfrentava uma série de desafios diários. Além das infiltrações, que se agravavam especialmente durante o período chuvoso, ela lidava com a ausência de pias e tanques em sua residência. Essa falta não apenas dificultava as tarefas domésticas básicas, mas também representava um obstáculo significativo para sua higiene pessoal, especialmente considerando que Dona Maria possui uma colostomia. Seu desejo era simples, mas profundo: uma calçada onde pudesse sentar à tarde para interagir com a comunidade e uma varanda para realizar suas tarefas domésticas básicas.
Determinados a fazer a diferença, o Projeto Construcom não hesitou em agir. Com determinação e empatia, a equipe embarcou em um processo de reforma nas casas. As intervenções incluíram reboco nas paredes, pintura, criação de quarto adicional, melhorias nos banheiros, construção das calçadas e varandas, além de implementação de adaptações para acessibilidade, como torneiras monocomando, piso antiderrapante, pias em altura adaptada, rampa, e corrimão de acesso.
Além das melhorias estruturais, as casas foram mobiliadas para proporcionar um ambiente completo e confortável para todos. "Eu realmente não imaginava receber tudo isso! Minhas netas ganharam um quarto e meu filho também, eu pensava em comprar um armário para a cozinha pois o meu já estava muito velho mas ao chegar na casa já havia ganhado, estou muito grata", relata Tia Neném.
Agora, elas podem desfrutar de ambientes seguros, confortáveis e voltados às suas necessidades específicas. Essas intervenções não apenas transformaram fisicamente as casas, mas também impactam profundamente na qualidade de vida das idosas e suas famílias.
"Essas ações que hoje ocorrem no município de Beberibe também serão implantadas no município de Horizonte. Já em Eusébio serão construídas seis (6) residências para idosos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover de fato melhores condições para os idosos e suas famílias, ampliando o impacto positivo em suas comunidades”, relata Sara Beneduce, Presidente do Iteva.
O Projeto Construcom continua comprometido em melhorar as condições de moradia para os idosos em Beberibe, fortalecendo laços comunitários e promovendo o bem-estar e a dignidade de seus beneficiários.