Projeto Cidadão do Futuro - CDF

Lançamento da primeira edição nas Escolas do Município de Eusébio

Publicado em Quarta, 13/06/2018

Iniciou neste mês de junho, a 3º edição do Projeto CDF – Cidadão do Futuro, desta vez, no município de Eusébio. O CDF é um projeto desenvolvido pelo Iteva que tem como proposta desenvolver na criança o gosto pelo estudo e a leitura através do acesso às atividades pedagógicas que privilegiem o lúdico, trabalhem a autonomia, fantasia, leitura, escrita e interpretação de textos, fomentem a capacidade de aprender e estimulem estas crianças a serem sujeitos do seu próprio aprendizado, incentivando-os à busca contínua de conhecimento e cultura, fontes de formação cidadã e transformação social.

A ideia do projeto surgiu da necessidade de contribuir para a transformação do contexto educativo e social das crianças oriundas de escolas públicas e, na sua maioria, de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

É a primeira vez, que o Projeto acontece no Município de Eusébio, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Educação - Seduce, onde estamos montando uma unidade. Serão realizados ao todo, 18 espetáculos de Teatro de Bonecos e brincadeiras durante o mês de junho para os alunos do ensino municipal infantil V até o 3º ano do fundamental. Para realizar o teatro, o Iteva conta com a parceria da Cia os Tecelões Teatro com Bonecos, na presença dos atores Francisco Andreisson Alves Quintela e Fernando Prado Araújo. Após o teatro de bonecos são entregues uma mochila com um livro paradidático e um joguinho educativo de acordo com a série do aluno.

Segundo, Júnior Sá, Gerente do PAIC (O Programa Alfabetização na Idade Certa) e Coordenador do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa): “ O Projeto Cientista do Futuro, vem redimensionar as ações pedagógicas cotidianas no município de Eusébio, agregando substancialmente valores importantes no desenvolvimento da infância e suas competências, ampliando repertório cultural e educativo sem perder de vista a dimensão social.  Para tanto, compreendemos que a inserção do projeto através do binômio teatro-leitura marcará profundamente o coletivo de alunos e professores promovendo a apreciação e a contextualização da fruição do aprendizado”.

Para esta edição do CDF foram produzidos 8 livros, dos quais 7 estão em sua segunda edição, sendo eles: Tilimpim o Garoto Limpinho, Salvando o Planeta, O Duende Encantado, O Conto da Escola Bem Cuidada, Família sempre Família, As aventuras de Tomé, Brincar do quê, e um livro especial: Passeando pela História de Eusébio. Ações como essa visam provocar nas crianças o desejo de estudar e o gosto pela leitura.

A professora do 2º ano da Escola Raul Tavares Cavalcante I, Giomara Maria Pereira, afirma que: "Ações como essa do CDF, ajudam a fixar o conteúdo dentro da sala de aula. Todos os temas levantados aqui são de extrema importância e o material que é fornecido aos alunos são utilizados no cotidiano. Os alunos realmente aplicam o que aprendem através das histórias contadas e do teatro de bonecos".

O Projeto CDF está sendo viabilizado via Fundo Municipal para Infância e Adolescência do Eusébio, com aporte financeiro realizado pelas seguintes empresas parceiras: Fundação Telefônica Vivo, Ticket, Cielo, Atacadão, IBM, Grupo segurador BB e Mapfre, Microsoft.

 

VOLTAR PARA INÍCIO