De Aquiraz, Ceará para a cidade do México

Jovem, destaque do Projeto Midiacom, é um dos selecionados para representar o Brasil em evento internacional de inovação tecnológica e social

Publicado em Segunda, 21/05/2012

Quando Josinaldo Batista chegou ao Iteva para participar do Projeto Midiacom, ele ainda não sabia como ligar um computador. O que parece relativamente simples para qualquer um, foi o primeiro desafio encontrado por ele, que na época tinha 15 anos. "A dedicação empenhada pelo Josinaldo é, e sempre foi, seu maior diferencial" afirma Anderson Pires, coordenador do Iteva e um dos mentores de Josinaldo. "Seu potencial, aliado a força de vontade, fez com que prosperasse bastante e hoje, com 20 anos, Josinaldo coordena o setor de TI, é professor de programação web e desktop, além de desenvolver aplicativos (apps) para smartphones e tablets", completa Anderson.

Josinaldo, que é inspiração para outros alunos do Projeto Midiacom, participou em 2011 de um treinamento realizado em parceria com o Microsoft Innovation Center em Fortaleza (MIC Fortaleza), e depois se engajou no Programa S2B (Students to Business) oferecido pela Microsoft e seus parceiros em mais de 65 países, com foco em estudantes universitários. Seu desempenho durante o treinamento conferiu a 1ª colocação geral em todas as trilhas oferecidas durante o curso, chamando a atenção dos professores e da própria Microsoft pela rapidez de aprendizado e pelo esforço nos estudos.

Dessa forma a Microsoft Brasil convidou Josinaldo Batista para o evento Innovation4Good, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho no Centro de Tecnologia da Microsoft (MTC) na Cidade do México. De passaporte e visto em mãos Josinaldo conta entusiasmado, "Eu nunca saí do Ceará, nem os meus pais. Além de ser um orgulho para eles me verem como destaque, vou carregar em minha bagagem histórias de esforço e superação para contar a minha filhinha quando ela crescer".

ENTENDA MELHOR O EVENTO

O Innovation4Good é uma reunião mundial de jovens que utilizam a tecnologia de forma criativa e ajudam a tornar sua região um lugar melhor. Essa edição será realizada na América Latina com o objetivo de contribuir para a melhoria das comunidades dos participantes, tendo a tecnologia como ferramenta fundamental para se preparar em um ambiente econômico desafiador e um mercado de trabalho que oferece muitas oportunidades na área.

Os participantes do Innovation4Good no México aprenderão como passar da teoria para a prática, preparando propostas de inovação para o bem, discutindo problemas, encontrando soluções e gerando grandes oportunidades. Os jovens estarão envolvidos com líderes, e se conectarão a uma rede de pessoas inovadoras que fazem a diferença na sociedade e nos negócios. Assim como conhecerão programas e recursos tecnológicos de ponta e entenderão como utilizá-los para o bem, tudo com o intuito de alcançar uma mudança positiva.

VOLTAR PARA LISTAGEM