Projeto Midiacom ganhará escala em parceria com o Governo

Metodologia Midiacom nas Escolas Profissionais

Publicado em Sexta, 09/10/2015

Tudo começou com eles, gestores comprometidos com o desenvolvimento educacional e profissional da juventude cearense e que acreditam, assim como o ITEVA, no uso da Tecnologia como Solução Social.

Devido aos bons resultados, a metodologia Midiacom está sendo sistematizada para ser empregada nas escolas profissionais em todo o Ceará, contribuindo assim com a proposta do governo de ampliar a ocupação produtiva baseada na tecnologia.


Maria Izolda Cela de Arruda Coelho - Vice-governadora do Ceará

 "A nossa sociedade precisa olhar para os jovens dando o crédito à força que eles têm, quando oportunidades lhes são ofertadas. Neste aspecto, uma das ações do governo tem sido a de alinhavar e fortalecer parcerias que promovam o conhecimento, gerando postos de trabalho dignos e com perspectivas de crescimento.O ITEVA é um terreno fértil, onde a aliança com o Estado propiciará mais uma alternativa para a juventude se profissionalizar e ter atividades produtivas no lugar de sua morada, contribuindo com a economia local e com a pujança do Ceará."

Maurício Holanda Maia - Secretário da Educação do Ceará 

"Vejo no ITEVA uma combinação feliz e bem sucedida de uma gestão empresarial com um alto nível de responsabilidade social e altos padrões de expectativa do desenvolvimento intelectual dos jovens. E a proposta do Curso Técnico em Multimídia produz uma competência na qual não existe limite no mercado. Ele vem atender uma demanda de melhoria da qualidade da comunicação de qualquer tipo e tamanho de negócio, assim como do próprio governo. E eu vou ainda mais longe: a gente pode receber demandas, virtualmente, do mundo inteiro, demonstrando ser uma área muito promissora, com possibilidades de trabalho quase infinitas, utilizando a inteligência como matéria-prima."

Josbertini Virgínio Clementino Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará

"Percebo no ITEVA um grande “garimpador” e revelador de talentos. Hoje, seu grande desafio é dar escala a tudo que foi feito na experiência exitosa no município de Aquiraz. Com a transformação do Projeto Midiacom em política pública, mais jovens terão a oportunidade de estudar e trabalhar com Tecnologias da Informação e Comunicação, contribuindo assim, com o desenvolvimento do nosso Ceará."

 

Escolas Estaduais de Educação Profissional

Em 2008 a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC iniciou a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP, um projeto bem sucedido onde é integrado o ensino formal de nível médio com a formação técnica. Hoje são 113 escolas, distribuídas por todo o Estado, e até o final de 2015 deverão ser 135.

 Em regime de período integral (manhã e tarde) mais de 40.000 estudantes estão recebendo formação de alto padrão, ampliando suas oportunidades no mundo profissional com a oferta de 52 cursos técnicos em 12 áreas diferentes. Os resultados surpreendem não apenas na base técnica, mas também na base comum, onde cresceu substancialmente o número de alunos ali formados que conquistam vagas em universidades públicas, coisa rara até bem pouco tempo.

 No último ano o estágio é obrigatório, e o governo arca com todos os custos (bolsa, seguro e vale transporte), disponibilizando os estagiários sem nenhum ônus para as empresas. É nesta ação que percebemos a “grande sacada” da SEDUC, pois isso facilita com que todos cumpram com a exigência do estágio e a possibilidade de efetivação é potencializada.

Midiacom nas Escolas Profissionais

É neste cenário que a metodologia Midiacom ganhará escala, ao ser disponibilizada como Curso Técnico em Multimídia.

O Projeto Midiacom é uma iniciativa social do ITEVA, na cidade de Aquiraz no Ceará. Desde 2004, qualifica jovens gratuitamente em diversas áreas, e a formação envolvendo tecnologias da informação e comunicação propiciaram a mais de 1.200 jovens poderem ascender profissionalmente e integrar o mundo dinâmico e globalizado em que vivemos.

Após algumas etapas de estudo, os alunos adquirem conhecimentos que lhes habilitam desempenhar atividades produtivas em empresas ou abrirem seus próprios negócios ou ainda, integrar a Cooperativa Midiacom.net. Ao longo desses anos, percebemos claramente a melhoria da qualidade de vida destes jovens, não apenas pela melhor remuneração, mas também seus horizontes são ampliados sobremaneira.

No entanto, apesar da qualidade dos cursos oferecidos e do bom desenvolvimento humano e profissional, o número de beneficiários esteve restrito às limitações de alcance do ITEVA, que opera quase que exclusivamente no município de Aquiraz.

A partir de 2016 a metodologia Midiacom será implantada nas Escolas Profissionais da rede pública de ensino, ampliando significativamente a abrangência dessa iniciativa. Inicialmente, três escolas receberão o Curso Técnico em Multimídia como projeto piloto e, conforme o desenrolar do curso, ajustes serão feitos visando maior escala a partir de 2017.

Ocupação produtiva com base tecnológica

Gerar condições de ocupação produtiva para nossos jovens é um dos grandes desafios da nossa sociedade.

Se pensarmos em tecnologia, o desafio é ainda maior, e se pretendermos esses postos de trabalho nas cidades do interior, aí então...

É nesse contexto que o Curso Técnico em Multimídia com foco em Comunicação Digital Empresarial cai como uma luva, pois vemos a convergência de fatores que favorecem a empreitada:

• É um conhecimento com o qual o jovem se identifica e anseia;

• A capilaridade e amplitude do mercado é imensa, havendo potencial de ocupação em empresas de todos os tamanhos e de qualquer segmento; e

• Há uma enorme carência de profissionais nessa área.

Outro fator interessante está nas diversas possibilidades de ocupação, em que os formados poderão:

• Ser contratados por empresas e governos (municipal e estadual);

• Se associarem com alguns colegas e constituírem microempresas;

• Serem microempreendedores individuais – MEI; ou

• Integrarem a já existente cooperativa Midiacom.net.

Desenvolvimento regional integrado e sustentável

Em uma pesquisa de campo ficou patente a enorme defasagem no modo e intensidade da comunicação corporativa das empresas nas cidades menores, se comparadas com as dos grandes centros.

Visto isso, percebemos que os profissionais da multimídia têm grandes possibilidades de colaborarem com a modernização da comunicação empresarial, que incorporarão conceitos de apresentações digitais, identidade e comunicação visual, impressos, audiovisual (foto, vídeo e som), websites, gestão de redes sociais e dos mecanismos de otimização nos meios de pesquisa (Google, Yahoo, Bing).

É certo que, com novos conceitos, haverá maior competitividade nas transações econômicas realizadas por empresas do interior, e isso propicia também a mitigação do êxodo em direção aos grandes centros.

Parcerias

Estruturar um processo para formarmos técnicos de multimídia corporativa bem qualificados e disponíveis, não garante que as empresas vão contratar essas pessoas ou seus serviços. Se faz necessário um esforço para que o empresariado tenha consciência dos benefícios advindos da Comunicação Digital, e para isso, serão alinhavadas parcerias com o Sebrae, a Federação do Comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas, associações comerciais, a Federação das Indústrias e demais instituições que façam o “meio de campo”, esclarecendo e orientando os empresários quanto as melhores práticas.

IBM participa do planejamento estratégico

Através do programa Corporate Service Corps da IBM, o ITEVA recebeu a consultoria de três executivos desta companhia para colaborar na estruturação do planejamento estratégico da parceria com o Governo do Ceará.

Os consultores Matthew, Min Wu e Alexander, trabalharam durante quatro semanas nas dependências do ITEVA, e produziram um relatório que está norteando todo o processo de estruturação da metodologia Midiacom para as escolas profissionais.

Vale ressaltar que uma sistematização dessa magnitude é extremamente complexa, e a combinação das expertises em áreas diversas dos consultores, com a visão de uma empresa global foram fundamentais para o êxito do projeto.

 

Min Wu - Gerente de Projetos e Presidente da Associação de Voluntários da IBM do leste da China

Matthew Butterbaugh - Líder dos times de Engenharia de projetos para desenvolver servidores top de linhae super computadores da IBM-EUA

Alexander Gaertner - Diretor Financeiro, IBM Russia/CIS

VOLTAR PARA LISTAGEM