Projeto CDF apresenta espetáculo sobre história de Aquiraz

Desta vez, os alunos do 3º ano do ensino fundamental foram os contemplados com o Teatro de Bonecos que contou um pouco sobre a cultura do município

Publicado em Quinta, 03/11/2016

Dando continuidade às atividades do Projeto CDF - Cientista Do Futuro -, desenvolvido pelo Iteva, hoje, o Instituto recebeu mais alunos, desta vez, de turmas do 3º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Aquiraz. Seguindo o objetivo da ação, de provocar na criança o desejo pelo aprender, a manhã foi animada pelo espetáculo do Teatro de Bonecos que contou a história de Aquiraz, com a participação de vários personagens que fizeram parte da cultura e história do município.

As crianças navegaram na história da cidade e foram embaladas pelas músicas do espetáculo, que despertou tanto a atençãodos pequenos ao ponto de eles aproveitarem para registrar o momento usando seus celulares para guardar imagens dos personagens que mais gostaram.

A estudante Ana Clara, da escola Jarbas Passarinho, ficou encanta com o personagem da cobra, o bichinho de estimação do quilombola Zé Pretinho. Para ela, o teatro foi muito interessante. “Achei muito legal. Gostei bastante. Teve muita participação dos bonecos, que fizeram a gente rir muito e entender a histórinha. Gostei na hora da cobra”.  

Célio Rocha, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aquiraz – Cmdca e representante governamental da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz, elogiou a iniciativa do Iteva e agradeceu a organização do evento. Segundo ele, esse tipo de ação para o público que atende crianças até 12 anos é muito importante. “A iniciativa do Iteva com o Projeto CDF foi uma cartada de gênio. Atender a esse público é fantástico. As ações através de bonecos chamam a atenção das crianças e faz com que elas aprendam com mais facilidade”, analisou Célio, ressaltando, ainda, que “é um projeto diferente e que realiza políticas públicas para as crianças, trabalhando com elas a cultura e educação através do lúdico”.  

Uma das principais propostas do CDF é fazer uma abordagem interdisciplinar, na qual a metodologia visa estimular o interesse da criança para o aprender e o gostar de estar na escola, provocando nela o desejo da descoberta por meio da leitura, da escrita, da interpretação de textos e de atividades lúdicas, buscando o conhecimento como fonte de uma boa formação cidadã e transformação social.

O projeto pretende beneficiar 4 mil crianças, alunos do ensino público infantil V até o 3º ano do ensino fundamental. Além das atividades como o Teatro de bonecos, que continuam acontecendo no Iteva, ainda fazem parte do projeto ações em sala de aula, como o trabalho de leitura e interpretação dos livros paradidáticos entregues pelo instituto junto com o Kit que vem também a mochila, a camisa do CDF e um joguinho educativo.

O Projeto CDF está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto do Município de Aquiraz e viabilizado via Fundo Municipal para Infância e Adolescência, com aporte financeiro realizado pelas seguintes empresas parceiras: Fundação Telefônica Vivo, Ticket, Cielo, IBM, Grupo segurador BB e Mapfre, Microsoft.

VOLTAR PARA LISTAGEM