Teatro de bonecos encanta crianças no projeto CDF

Apresentação contemplou cerca de 180 crianças de nove instituições entre creches e escolas públicas do ensino fundamental de Aquiraz

Publicado em Sexta, 21/10/2016

A tarde dessa quinta-feira, 20, no Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – Iteva, foi recheada de encanto, alegria e aprendizagem. Na ocasião, participaram da ação cerca de 180 crianças, de nove instituições públicas do município de Aquiraz, todas crianças do infantil V, contempladas pelo Projeto CDF, desenvolvido pelo Iteva. Elas ficaram maravilhadas com as apresentações do Teatro de Bonecos da dupla de atores Aristides Barros e Andreisson Quintela. As histórias encenaram temas relacionados a higiene no dia a dia, que servirão de aprendizado para a vida e a rotina em casa com os familiares e, na escola com os coleguinhas de sala.  

Além da apresentação teatral, as crianças ainda receberam um kit contendo uma mochila, um brinquedo educativo e um livro paradidático produzido pelo Iteva. Elas contaram também com um momento reservado para o lanche. Depois da apresentação teatral, o estudante Benjamim, da Creche Maria Bezerra de Oliveira, contou envergonhado o que aprendeu com as histórias do teatro. “É pra escovar direitinho os dentes, pra tomar banho e lavar os pés antes de dormir”.   

O Projeto CDF se propõe fazer uma abordagem interdisciplinar, na qual a metodologia visa estimular o interesse da criança para o aprender e o gostar de estar na escola, provocando nela o desejo da descoberta por meio da leitura, da escrita, da interpretação de textos e de atividades lúdicas, buscando o conhecimento como fonte de uma boa formação cidadã e transformação social.

A ideia do projeto surgiu da necessidade de contribuir no processo educativo e social das crianças, na sua maioria, de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Para Sandra Dantas, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz, o projeto foi recebido com muita expectativa tendo em vista a credibilidade do Instituto. Ela destacou ainda que “as crianças vão levar as experiências para a escola e para os pais, que também vão participar, pois as crianças vão falar o que viram, porque para elas é tudo novo”.

“O Iteva já tem um trabalho de parceria conosco com a formação dos professores. Ao longo desses meses, a gente vem se reunindo para definir algumas estratégias. A gente gostou muito da proposta porque foi construída em parceria com as formadoras e com os professores do infantil ao 3º ano. Tivemos alguns encontros com oficinas e, hoje, se consolidou o trabalho. Com o projeto já pronto, trouxemos as primeiras turmas”, revelou Sandra, satisfeita com o resultado.

O projeto pretende beneficiar 4 mil crianças, alunos do ensino público infantil V até o 3º ano do ensino fundamental. Algumas atividades como: Teatro de bonecos, contação de histórias, brincadeiras, entre outras, ainda acontecerão no Iteva, além de ações em sala de aula, como o trabalho de leitura e a interpretação do livro paradidático entregue pelo instituto, e ainda, práticas em casa, no seio familiar. A prefeitura disponibilizou o ônibus escolar para conduzir as crianças e de professores para acompanhá-las.

O Projeto CDF está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto do Município de Aquiraz e viabilizado via Fundo Municipal para Infância e Adolescência, com aporte financeiro realizado pelas seguintes empresas parceiras: Fundação Telefônica Vivo, Ticket, Cielo, IBM, Grupo segurador BB e Mapfre, Microsoft.

 

 

VOLTAR PARA LISTAGEM